Algumas dicas podem ajudar na prevenção da queda de cabelo, muitas vezes causada por erros comuns do dia a dia
A queda de cabelo é um problema comum que todas, ou quase todas, as pessoas sofrem todos os dias, seja ao lavar o cabelo, ao pentear ou até mesmo ao acordar. E junto com os fios caídos, homens e mulheres são assombrados pelo medo de ficar careca.
Enquanto alguns dos problemas que causam a queda são temporários, outros podem estar ligados a doenças ou alterações no organismo. Por isso, é preciso ficar atento à algumas atitudes e procurar um dermatologista o quanto antes.
O que causa a queda?
Dentre alguns fatores que levam à queda estão a escova e a chapinha, que tracionam os cabelos e os deixam expostos a temperaturas excessivas. Isso causa quebra dos fios e os deixa mais finos.
Além disso, produtos químicos, principalmente os que são a base de formol, também podem levar à perda de cabelo, já que o processo é muito invasivo e danifica o couro cabeludo.
Em outra esfera, a genética, a alimentação errada – falta de nutrientes e dietas rígidas – e algumas doenças também são responsáveis pelo problema, bem como o uso de medicamentos fortes e o estresse.
Como evitar?
Como pode ser observado, há diversos fatores e situações comuns do dia a dia que podem nos levar à queda dos fios. Para se prevenir contra a queda é preciso, primeiro, cuidar do corpo e do organismo.
Por isso, invista em uma alimentação balanceada e que conte com uma quantidade suficiente de proteínas, ácidos graxos, vitaminas, minerais. É importante também tomar muita água para liberar as toxinas e permitir um melhor funcionamento do organismo. Além disso, outras dicas são:
- Não tome medicamentos e muito menos suplementos sem indicação médica, já que isso pode dar efeito reverso;
- Em alguns casos, é preciso usar alguns suplementos vitamínicos que irão nutrir os cabelos;
- Invista em shampoos e condicionadores adequados ao seu tipo de cabelo;
- Mantenha o equilíbrio e evite o estresse. Para isso, a dica é praticar atividades físicas regularmente, ter momentos de lazer e descanso e evitar as horas extras;
- Não tome banho muito quente. Além de evitar a queda, isso garantirá a saúde e o brilho aos fios;
- Lave o cabelo mais vezes e afaste a oleosidade que dificulta a oxigenação do couro cabeludo;
- Evite o uso constante de secador e chapinha de cabelo. As altas temperaturas acabam com os fios;
- Evite penteados que puxam a raiz do cabelo, como tranças e dreads;
- Em hipótese alguma, use prancha ou chapinha no cabelo molhado. Além de queimar os fios, eles quebram no mesmo instante e o único jeito é cortar;
- Se a calvície já é genética, procure um médico especializado que irá indicar qual o melhor tratamento a seguir
- Faça check-ups médicos e verifique como está a saúde. A queda dos fios pode ser hormonal e, às vezes, um simples tratamento resolve;
- Não prenda e nem durma com os fios molhados. O couro cabeludo quando fica úmido por muito tempo junta fungos e criar caspa, enfraquecendo a raiz;
- Desembarace os cabelos ainda no banho quando passar o condicionador;
- Se você sofre com caspas, utilize um produto para combater esse problema, já que ele contribui para a queda de cabelo;
- Evite fumar e bebidas alcoólicas, porque isso provoca aumento da produção de radicais livres no corpo e, consequentemente, a inflamação em alguns tecidos, inclusive o couro cabeludo.
Tratamentos
As dicas para evitar a queda são muitas, mas em alguns casos, principalmente quando o problema é genético, é preciso investir em tratamentos mais fortes. Por isso, a dica é, além de seguir os itens acima – que fazem bem para todo o organismo e não apenas para o couro cabeludo –, procurar um médico especialista para identificar o problema.
Deixe uma resposta